11.12.2018

Férias na estrada: revisão preventiva evita imprevistos

Check-up do sistema de ignição impede falhas e ajuda a economizar 

A chegada do período de férias exige cuidados com o veículo antes de pegar a estrada, já que a manutenção preventiva evita problemas inesperados e garante uma viagem mais segura e tranquila. De acordo com a NGK, marca especialista em sistema de ignição, os itens desse conjunto, como velas, cabos e bobinas, devem ser priorizados durante as revisões.

“Essas peças são de fundamental importância para o funcionamento do motor e, quando desgastadas, podem causar problemas sérios, especialmente durante uma viagem, como dificuldades na partida, problemas nas retomadas, perda de desempenho e marcha lenta instável”, alerta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.

Segundo o especialista, a manutenção preventiva também ajuda a economizar, já que o uso de velas desgastadas pode aumentar o consumo de gasolina e etanol. “Como o preço dos combustíveis vem aumentando frequentemente, o dono do carro precisa estar ainda mais atento ao estado do veículo para não sofrer prejuízos significativos”, comenta Hiromori Mori.

Além disso, velas com problemas podem danificar outras peças do veículo, uma vez que sobrecarrega todo o sistema de ignição, reduzindo muito a vida útil de cabos e bobinas. “Por isso, sempre que for identificada uma falha no componente, é preciso inspecionar todo o sistema”, orienta o especialista da NGK.

A inspeção da vela de ignição é simples. Apenas pela análise visual da peça é possível identificar problemas no motor, por exemplo, além do uso de combustível de má qualidade, infiltração de óleo e de fluido de arrefecimento na câmara de combustão. A NGK recomenda a checagem do sistema de ignição conforme especificação da montadora, a cada 10 mil quilômetros ou anualmente.

Mais desempenho nas estradas

Os motoristas que desejam uma melhor performance nas estradas podem substituir as velas comuns por uma vela especial. Os componentes com essa tecnologia são fabricados em materiais nobres, proporcionando uma melhora significativa na queima do combustível e, consequentemente, no desempenho do veículo.

A NGK disponibiliza no mercado de reposição as velas G-Power, com ponta de platina e Iridium IX, com ponta de íridio. Além das respostas ágeis em aceleração e melhor retomada de velocidade, as velas especiais também contribuem na redução das emissões de gases poluentes do veículo e consumo de combustível.

Sobre a NGK

A NGK, referência mundial nos setores automotivo, cerâmico e de revestimentos porcelanizados, completou 59 anos de atuação no Brasil em 1º agosto de 2018. Detentora das marcas NGK (Componentes Automotivos), NTK (Sensores e Cerâmicas Técnicas) e Super NGK (Revestimentos Porcelanizados), a empresa conta com um quadro de mais de 1.300 colaboradores e sua fábrica está sediada na região de Mogi das Cruzes (SP), em uma área de 625 mil metros quadrados. Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é considerada a maior fabricante e especialista em velas de ignição e possui forte presença em todos os continentes. Mais informações em www.ngkntk.com.br. A página também disponibiliza dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores.

< Voltar