09.12.2019

Manutenção preventiva garante férias de fim de ano sem surpresas desagradáveis

Depois de um ano de muito trabalho, todos pensam em férias. Afinal, é época de descanso e aproveitar o sol, a praia ou mesmo a tranquilidade do campo. Porém, antes de curtir os dias de folga, é preciso verificar se a manutenção preventiva do seu veículo está em dia. Verificar os principais componentes do automóvel é fundamental para garantir segurança e evitar danos durante todo o ano.
Vale ressaltar que o trânsito intenso também pode prejudicar o veículo, já que alguns componentes, como as velas de ignição, sofrem desgastes independente da quilometragem rodada. De acordo com a NGK, empresa referência em sistema de ignição, isso acontece porque, embora o carro esteja parado no congestionamento, o motor continua funcionando e em condições que não são adequadas, como baixa rotação e baixa temperatura na câmara de combustão.
Em grandes cidades como São Paulo, onde o congestionamento é bastante frequente, as peças sofrem desgaste ainda maior. “Muitas vezes, o motorista se baseia apenas na quilometragem para realizar as revisões, o que não é correto. No trânsito intenso, a quilometragem não é alterada, mas os componentes continuam trabalhando sob condições severas”, explica Hiromori Mori, consultor Técnico da NGK do Brasil.
É preciso estar atento ao manual do proprietário, que traz instruções indicadas pelo fabricante em relação a troca das velas de ignição. “Para os veículos que encaram congestionamento, é ideal antecipar pela metade a manutenção preventiva. Por
exemplo, quando o manual indicar 20.000 quilômetros para a inspeção das velas, você deve consultar um especialista aos 10.000 quilômetros”, completa Mori. O desgaste pode passar despercebido, pois “quando há algum tipo de falha, significa que o problema já persiste há algum tempo. Além disso, é muito importante fazer a inspeção de outros componentes do sistema de ignição, como as bobinas e cabos de ignição”, enfatiza o consultor.
Além de garantir tranquilidade durante a viagem e manter o veículo em perfeito funcionamento, essa ação preventiva contribui, até mesmo, com o meio ambiente – já
que o funcionamento correto do conjunto mecânico assegura os adequados níveis de poluição, conforme as normas estabelecidas pelos governos. As velas desgastadas podem causar problemas como dificuldade ao dar a partida, consumo excessivo de combustível e falhas durante retomadas de velocidade.
Manter as inspeções do veículo em dia é um benefício não só para o meio ambiente, mas também para o bolso do consumidor. Já que, quanto mais esses reparos demoram a ser realizados, mais o carro passa a consumir combustível, acarretando em elevação do custo da manutenção.

Download

< Voltar