Dicas
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Mapa do site
 
 

 


preserve o
planeta.
economize
energia.
 

 

 

Sensores de Zircônio

A superfície externa do elemento de zircônio está em contato com o gás de escape; a interna está em contato com o ar de referência. Ambas estão revestidas por uma fina camada de platina, que agem como eletrodos para conduzir o sinal do sensor (do elemento de zircônio) até os fios condutores.

 

Uma importante característica do elemento de zircônio é que ele se torna condutor de íons de oxigênio a uma temperatura acima de 300°C, gerando uma tensão elétrica. Esta tensão elétrica é gerada se houver uma diferença na concentração de oxigênio entre a parte interna e a externa do elemento. Uma tensão próxima a zero é gerada se a mistura ar/combustível for pobre ( > 1) e uma tensão próxima a 1V se ela for rica ( < 1).

Quando a mistura ar/combustível se aproxima da relação ideal (estequiométrica; = 1) existe uma variação brusca na tensão gerada, entre 0 e 1 V.

A ECU usa a tensão produzida pela Sonda Lambda para gerenciar a mistura de combustível.

Visto que o sensor apenas produz a tensão quando o elemento está acima de 300ºC, o gás de escape leva algum tempo para aquecer o elemento a esta temperatura, após o motor ter sido acionado. Para reduzir o tempo que leva para o sensor começar a funcionar, muitos sensores hoje em dia, possuem um aquecedor interno de cerâmica. Estes sensores têm 3 ou 4 fios condutores. Os aquecedores de cerâmica NTK utilizam nossa longa experiência na tecnologia de filme espesso multicamada, assegurando alta performance e confiabilidade.

Sensor de Oxigênio dos Gases de Escape de zircônio

Este sensor é altamente confiável, mesmo em condições de utilização severas. Tem rápida resposta e é do tipo compacto.

 

Sensor de Oxigênio dos Gases de Escape de zircônio aquecido

Um aquecedor cerâmico inserido no sensor aquece o seu interior, permitindo que ele possa ser utilizado numa faixa maior de temperatura dos gases de escape. Devido ao aquecedor, o início de funcionamento é mais rápido que o do tipo EGO (sem aquecedor) e possui uma menor variação das suas características.

Sensor de Oxigênio dos Gases de Escape de zircônio aquecido e massa isolada

Este sensor possui um fio adicional para o sinal de massa em relação ao sensor convencional com aquecedor (HEGO). A estabilidade do sinal é assegurada pela total isolação entre o terra do sensor e a carcaça metálica externa, através de uma cerâmica especialmente projetada. Isto garante maior vida útil à sonda, pois elimina possíveis falhas proveniente de oxidação entre o escapamento e a sonda.