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NTK: A maior fabricante de Sonda Lambda (Sensores de Oxigênio) do mundo

Todos concordam que a quantidade de poluição produzida pelos motores dos veículos deve ser reduzida. Para incentivar isto, os governantes de vários países têm introduzido progressivamente legislações cada vez mais rígidas em relação à emissão de poluentes.

O catalisador de três vias é o meio mais comumente usado pelos fabricantes de veículos para reduzir a emissão de poluentes. Este sistema converte os principais poluentes do gás de escape em gases menos nocivos. Entretanto, o catalisador funciona de forma eficiente apenas se a mistura ar/combustível puder ser mantida dentro de uma estreita faixa próxima ao ponto estequiométrico (=1). Aí é que entra a Sonda Lambda.

A Sonda Lambda detecta continuamente o teor de oxigênio no gás de escape e informa a ECU (Unidade de Controle Eletrônico) sobre a condição de mistura ar/combustível do veículo. A ECU utiliza esta informação para decidir se é necessário alterar a mistura para atingir uma condição ideal (veja diagrama). Isto é conhecido como controle realimentado (closed-loop), pois o sinal de saída do sensor realimenta o controlador (ECU) que pode então controlar corretamente o sistema de mistura ar/combustível, proporcionando uma ótima e eficiente conversão catalítica e reduzindo em conseqüência a emissão de poluentes. Ao mesmo tempo garante uma boa dirigibilidade.

Os sensores de oxigênio NTK são testados um a um para garantir os mais altos níveis de qualidade.

 

 
 

    Cuidados para instalação:

  • Instalar com torque especificado (3,5 a 4,5 Kgfm)
  • Não remover a graxa da rosca, pois é um composto especial anti-aderente para altas temperaturas.
  • Não perfurar ou reparar o chicote da sonda, pois promove infiltração de água.
  • Fixar corretamente o chicote da sonda, evitando que fique solto ou esticado.
  • Substituir a sonda conforme especificação do fabricante do motor.
  • Evitar batidas (choques mecânicos), pois pode danificar os componentes cerâmicos do sensor.